Olá irmãos de fé!
Na postagem anterior eu falei sobre o cálculo de odu, e nessa eu explico como se faz o cálculo. Mas é só isso! Cálculos podem ser explicados por qualquer um, mas a essência por trás deles somente um professor formado naquela determinada ciência poderá explicar (nesse caso, nossos babás e yás!).
Vamos lá!
O primeiro ponto a se esclarecer é que, no Brasil são utilizados somente 16 Odus. Esses odus são consultados, no candomblé, através do erindilogum ou jogo de búzios. No jogo de búzios quem "responde" é Esù, orixá responsável pelo movimento e comunicação. Existem outras formas de se sacar os odus que são, a saber: o opele Ifá e o jogo de ikins.
Esclarecido isso, passo à explicação de como se realizar o cálculo dos odus.
Primeiro você fará quatro linhas horizontais e depois as dividirá ao meio com uma linha vertical, como abaixo:
Nesse diagrama você deverá colocar sua data de nascimento da seguinte forma:
Feito isso, você faz o cálculo da coluna da esquerda e depois o da coluna da direita. Lembrando que, nenhuma das duas colunas o resultado pode ser maior que 16. Caso ocorra, deve ser desmembrado o número e somado.
Não compreendeu a explicação sobre o resultado ultrapassar dezesseis? É simples! Veja que na segunda coluna deu 23. Nesse caso precisamos desmembrar o número e somar (2+3=5). Viu!
Feito isso já temos metade do cálculo realizado. Agora faremos uma cruz e nas suas pontas teremos: Norte (em cima) - cabeça
Sul (em baixo) - pés
Leste (esquerda) - esquerda
Oeste (direita) - direita
Centro - núcleo ou placenta
Na cabeça e nos pés você colocará os primeiros resultados. Na cabeça o resultado da coluna da direita e nos pés o resultados da coluna esquerda.
Agora prosseguiremos para os outros resultados...
Para achar o odu da direita, precisaremos somar o resultado da cabeça com o dos pés (5+11=16). Lembrando que, em nenhuma das somas se pode ultrapassar o número dezesseis, e caso ocorra o numero deve ser desmembrado.
Para achar o odu da esquerda, devemos somar o resultado da cabeça com os pés e mais o odu da direita (5+11+16=32 - 3+2=5)
E por fim para achar o odu do núcleo ou placenta, devemos somar os resultados da cabeça com os pés, mais o odu da direita e o da esquerda (5+11+16+5=37 - 3+7=10)
Pronto! Esse é o cálculo dos odus que "regem" os seus caminho porém, agora é a parte mais dificil e a que exige muito preparo e anos de conhecimento e técnica do jogo de búzios... a interpretação desses odus em conjunto com as caídas do jogo.
Por isso que, pode acontecer de algumas pessoas terem o cálculo igual porém, orixás diferente e caminhos diferentes também!
Oque vai determinar o que precisa ser realizado, dentre outras coisas é o jogo de búzios!
Por isso irmãos, entendam que um cálculo é somente um cálculo para aqueles que não detém o conhecimento necessário para desvendá-lo!
Axé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário.