quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Omoloko

 Bom dia, boa tarde, boa noite irmãos de fé!

Hoje vou falar um pouco sobre essa nação tão bonita e que, há pouco tempo venho conhecendo: a nação Omoloko.

O Omoloko é uma nação, assim como Ketu, Efan e Fon. Tem sua forma própria de culto, agregando ao culto dos orixás o culto dos nossos ancestrais direto, ou seja, caboclos, boiadeiros, exus e pombogiras. Embora haja muitas divergências sobre a origem do Omoloko, eu abordarei aqui a rama de Tata Tancredo (Tancredo da Silva Pinto - 10/08/1904-01/09/1979).

Tata Tancredo foi, em meu breve entendimento, o maior difusor da nação Omoloko. Além de ser o fundador da Federação Espírita de Umbanda com a qual rompeu em 1952, Tata Tancredo foi também um dos maiores defensores de que a umbanda é africana porém, devido a um embranquecimento da cultura, muitos alegavam que existiam "2 tipos" de umbanda: a "umbanda branca" de Zelio de Morais, que não aceitava o uso de atabaques, o sacrifício animal e nem qualquer tipo de mistura com o candomblé; e a "umbanda africana", uma umbanda mais popular e que resgatava as raízes ancestrais do povo.

No culto Omoloko há o culto aos orixás como já falei anteriormente, mas também há o culto e presença muito forte do caboclos, pretos velhos, exus, baianos, boiadeiros e etc. As divindades possuem, geralmente, nomes iorubás ou congo-angola. Os "Orukó" (nomes dos santos) são dados através de consulta ao jogo de búzios! Sim! No Omoloko se utiliza o jogo de búzios para verificar o orixá dos filhos de santo. Os assentamentos dos orixás são muito semelhantes aos utilizados no candomblé, os exus normalmente são "assentados" com argila e, o período de recolhimento também é semelhante ao do candomblé ketu, não sendo menor que 3 dias.

O interessante é percebermos que, mesmo com tamanha semelhança com a ritualística do candomblé o Omoloko mantém sua ritualística própria quase que intocada por bem dizer. Mesmo com o passar dos anos, a cultura e ritualística difundidas por Tancredo se mantém ainda muito vivas até os dias atuais e, embora esteja se tornando cada vez menos frequente vermos uma casa de Omoloko, as que ainda resistem e persistem em sua caminhada mantém incólumes os ensinamentos herdados de seus antecessores.

E se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa nação tão linda, deixo abaixo alguns links que vão te ajudar a conhecer históricamente um pouquinho mais:

https://www.ufjf.br/bach/files/2016/10/WALERSON-FERNANDES-DA-SILVA.pdf

https://templopanteranegra.com.br/umbanda-omoloko/

https://templopanteranegra.com.br/umbanda-omoloko/tata-tancredo-da-silva-pinto-pequena-biografia-do-fundador-da-umbanda-omoloko/


Muito axé pra todos nós e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário.

Omoloko

 Bom dia, boa tarde, boa noite irmãos de fé! Hoje vou falar um pouco sobre essa nação tão bonita e que, há pouco tempo venho conhecendo: a n...