Olá meu irmãos de fé!
Hoje decidi falar um pouquinho sobre as comidas dos orixás. Muita gente acha que é só você preparar uma comida qualquer por exemplo, e colocar para o seu orixá. Só que não é bem assim!
O processo de se fazer uma comida para orixá envolve fatores que são essenciais ao bom andamento de toda situação. Uma comida para orixá precisa, ser preparada corretamente, conter os elementos gastronômicos corretos, e ser entregue ao orixá também da forma correta.
Uso como exemplo aqui nesse meu texto a comida do meu Pai Oxalá, o ebô. O ebo para muitos, é somente uma canjica. Porém o ebo é muito mais que isso! O ebo é a comida preferida de Oxalá.
O primeiro ponto para se preparar o ebo é deixar a canjica de molho de um dia para o outro, depois ela deve ser cozida de forma que fique macia mas não é mole demais. Depois de cozida a canjica deve ser colocada em uma tigela de louça, e coberta com algodão. A água da canjica, do cozimento, também não é desperdiçado ela é utilizada como banho para os filhos da casa. O banho da água de canjica acalma, e traz tranquilidade ao corpo e a mente de quem o toma.
Perceba que até um simples ebo precisa ser preparado com cuidado, carinho, e delicadeza respeitando todo o procedimento de preparação da comida para o sagrado.
Numa casa de Santo quem cuida da cozinha é chamada de yabassé. a yabassé tem a função de preparar todas as comidas que serão ofertadas aos orixás e, muitas das vezes também tem a responsabilidade de preparar as comidas que serão oferecidas a comunidade.
Ser uma yabassé não é um cargo, é um posto dado pelo babalorixá ou pela ialorixá da casa de santo a uma pessoa que teve treinamento, de certa forma, para realizar aquela função. a yabassé além de ser responsável pela confecção do ajeum do orixá também precisa saber exatamente como aquela comida deve ser arriada. Para isso a yabassé aprendi, por muitos anos com o babalorixá ou yalorixá da casa, a como preparar cada tipo de comida e como arriar aos pés do orixá.
Por isso a importância de se aprender a cada dia! não pense que só porque você é um yawô que você não pode aprender as coisas, ao contrário você deve aprender! O yawôs hoje são o futuro da roça, eles é que futuramente irão assumir os outros postos da casa. Então se você é um yawô ou se você é um abian como eu, procure aprender todas as coisas que são feitas na sua casa de Santo desde a comida até a limpeza da casa. E nunca, nunca tenha vergonha de perguntar alguma coisa aos seus mais velhos!
Um abraço de luz e muito asé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário.