Olá meus irmãos de fé!
Queria falar um pouquinho pra vocês sobre os cargos existentes dentro de uma casa de axé.
Ogan, Ekedy, yawô, ebomi, babalorixá, yalorixá... Essas terminologias provavelmente muitos de vocês já conhecem e estão até bem familiarizados. Mas e os demais "cargos" existentes numa Egbé?
Você já ouviu falar em yalaxé, babalaxé, babalossain, yá ou babá efum, yabassé? Dentre esses temos também as atribuições dentro dos cargos de ogan e ekedy como axogum, yá dagã e outros.
Mas você sabe qual a função desses cargos? Eles são apontados no jogo de búzios? Orixá que designa ou é o babá ou yá quem designa? Pra que servem essas terminologias?
Bom... Começaremos primeiro dizendo que, os únicos cargos que são determinados através do jogo de búzios ou merindilogum são o de babá ou yá e, os cargos de ogan e ekedy. Somente esses são mostrados no jogo através de combinações específicas de odus e caídas. Os demais cargos foram criados para que houvesse a divisão de áreas e tarefas dentro da Egbé, afim de não sobrecarregar o sacerdote e, dessa forma criar-se também a hierarquia dentro da comunidade.
Numa religião de matriz ancestral, aonde o que fala mais alto é a sua idade e o seu tempo de santo, determinados postos são necessários apenas para se dar uma melhor organização das coisas.
Comecemos pelo posto de yalaxé ou babalaxé. O significado desse posto é "cuidador do axé", que significa basicamente aquele que toma conta do axé.
A yalaxé ou o babalaxé são os relações públicas da Egbé. São eles os responsáveis por manter a perfeita organização da Egbé, seja em dias de festa, seja em dia de funções cotidianas. Eles devem prezar por manter o ilê axé arrumado e suas dependências, tanto as abertas quanto as fechadas organizadas e limpas e com todos os utensílios e roupas às disposição para utilização.
Nos dias de festa são eles, as yalaxés e babalaxés, os responsáveis por fornecer uma boa recepção aos convidados de forma geral e orientar àqueles que não estão ainda muito familiarizados com a nossa religião.
Já o babalossain, cargo esse que está aos poucos desaparecendo das casas de axé, é o responsável por colher, separar e destinar as ervas utilizadas na Egbé. Ele sabe, devido aos muitos anos de estudo, os ofós (encantamentos) certos para a colheita e preparação de cada erva.
Infelizmente, devido às falta de prática e de propagação e perpetuação do conhecimento, cada vez menos temos nas egbés esse cargo. É um posto que exige extrema dedicação e muito estudo pois requer, além do conhecimento prático da utilização das ervas, também um conhecimento técnico das aplicações e de classificação das ervas.
O babá efum ou a yá efum são os responsáveis pela guarda do efum e sua utilização. Efum é um pó branco, obtido do calcário que é dedicado a Osáàlá. Este pô é utilizado nas iniciações, em ebós e nos mais diversos tipos de rituais dentro do Candomblé.
O babá efum ou a yá são aqueles responsáveis também pela pintura do yawô em sua primeira saída, a que é dedicada ao orixá Osáàlá. São eles que irão adornar o yawô para sua primeira aparição em público após o período de reclusão no rondeime ou roncó.
E por último mas não menos importante, falarei um pouquinho da yabassé.
Yabassé é um cargo exclusivamente feminino dentro da Egbé. Somente mulheres tem o privilégio de poder cozinhar, tanto as comidas que serão servidas aos orixás quanto as que serão servidas à comunidade num todos.
Elas são as responsáveis por fazer, minuciosamente, as comidas ofertadas nos eboris, também são elas que preparam os axés do orixá, a comida do yawô recolhido e a comida dos demais filhos da casa e, consequentemente da função que está sendo realizada.
Através de seu conhecimento prático, de suas mãos habilidosas e de seu cuidado, todas as comidas da casa são preparadas. Para isso leva-se muito tempo de treinamento pelo babalorixá ou yalorixá, pois estes detém o conhecimento ancestral de como as oferendas devem ser preparadas.
Numa visão geral, todos os postos são importantes para o funcionamento da Egbé pois, cada função mantém uma ordem e coordena uma ação a ser realizada pelo bem de todos.
Espero que estejam gostando e, caso tenham sugestões não exitem em deixar seu comentário!
A intenção é promover a troca e perpetuação das nossas religiões!
Asé o!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário.