quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Mais um dia de aprendizado

 Bom dia meus queridos irmãos.



Seguimos em mais um dia de aprendizado. Ontem, por conta de algumas questões pessoais acabei não postando nada, e fiquei pensando no que escrever.

Não quero ser chata nem inconveniente, postando aqui coisas desinteressantes. Quero fazer do meu humilde diário um lugar de fala para os abiãns que, assim como eu, por vezes sentem-se deslocados, com medo e inseguros dentro da sua casa de axé.

Eu sempre gostei muito de ler e sempre fui, e sou até hoje, muito curiosa. Aprender sobre umbanda e candomblé pra mim foi e é um processo muito natural. Eu procuro bons escritores, compro alguns livros e, há alguns meses participo de um grupo de estudos aonde discutimos sobre orixá, vodun, inquice, ifá e todas as vertentes religiosas de matriz africana.

Então, decidi trazer aqui pra vocês alguns livros que eu leio e estudo e que são excelentes agregadores de conhecimento para nós que estamos iniciando a jornada para e pelo sagrado.

Lembrando sempre que: É muito importante irmos perdendo o medo e a vergonha de PERGUNTAR aos nossos mais velhos! Ler e estudar é ótimo mas, perpetuar o conhecimento oral também é necessário.

Então vamos lá!

Vou listar os livros que tenho e já li, explicando rapidinho o motivo de serem bons. Lembrando que alguns tem um valor bem acessível e fornecem uma ótima base de conhecimento. Mais uma lembrança é de que, devemos sempre ler e interpretar o texto para que possamos tirar nossas próprias conclusões de forma concisa, objetiva e pratica.

Guia prático da língua Yorubá - Fernandez Portugal Filho (esse livro é excelente pra aprendermos um pouco sobre a gramática e construção de frases em yorubá)

Os orixás na umbanda e no candomblé - Diamantino Fernandes Trindade, Ronaldo Antônio Linares e Wagner Veneziani Costa (traça um paralelo entre os dois cultos e explica de forma sucinta a diferença entre ambos)

Comida de santo - Maria Helena Farelli e Nilza Paes da Silva (ensina de forma bem simples a preparar as principais comidas oferecidas aos orixás)

Lendas Africanas dos Orixás - Pierre Fatumbi Verger (principais itans dos orixás)

Vocabulário Yorubá - Eduardo Napoleão (dicionário prático da língua Yorubá, com as principais formações frasais)

Candomblé bem explicado - Odé Kileuy (explicações mais aprofundadas sobre as nações Bantu, Yorubá e Fon)

Tenho ainda muitos outros mas, acredito que esses são os primeiros que servem de base para nós, iniciantes, a esclarecer boa parte das dúvidas e começarmos a desenvolver o hábito de busca, perguntando aos nossos mais velhos os pontos de dúvida.

Ah! E não é vergonha fazer um caderno de anotações viu? Escreva, anote suas conclusões e opiniões, anote as respostas dos mais velhos. É sempre bom perpetuar o conhecimento adquirido de alguma forma!

Amanhã vou postar alguns outros livros que tenho e que também são uma excelente fonte de conhecimento.

Espero contribuir na caminhada dos novos assim como eu tenho recebido contribuições à minha. Que vocês saibam que não estão sozinhos!

Beijos de luz e axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário.

Omoloko

 Bom dia, boa tarde, boa noite irmãos de fé! Hoje vou falar um pouco sobre essa nação tão bonita e que, há pouco tempo venho conhecendo: a n...